O Peso do Nome - Documentário

DOCUMENTÁRIO: O PESO DO NOME
G
E
C
P
S
O Bairro Nossa Senhora das Graças, em Itajaí, também conhecido como Matadouro, é o tema do documentário "O Peso do Nome". A produção é resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo da acadêmica da Univali, Ana Paula Bazi
O documentário gravado em setembro de 2007 conta histórias cotidianas e trata da questão discriminatória que recai sobre os moradores por causa do nome Matadouro, ligado diretamente a questão da violência e do tráfico de drogas. Os relatos contam inúmeras histórias de namoros impedidos, empregos negados e puro preconceito às pessoas que têm seus endereços naquele bairro, mas revela também o espírito de união, a luta pelo direito a cidadania, o companheirismo e os sonhos de um povo batalhador que vive num lugar onde o saneamento e a infra-estrutura ainda são artigos de luxo.
"A idéia era dar possibilidade para que os moradores pudessem recriar suas lembranças e a sua realidade para o restante da sociedade que não raro desconhecem a origem do nome Matadouro e tem uma impressão preconceituosa e generalista com quem mora lá" diz Ana Paula Bazi. Por isso, ela optou em entrevistar apenas os moradores. Ao todo foram nove pessoas escolhidas por atuarem efetivamente nas transformações do local e gente que participou de acontecimentos marcantes do bairro.
"Um trabalho de muita ousadia e sensibilidade" destaca o diretor catarinense Fernando Leão, que recentemente lançou o curta-metragem Guerra de Sombras e que avaliou o trabalho da acadêmica.
 
Texto extraído do site: http://www.itajai.sc.gov.br/
O documentário está dividido em duas partes de 18:39 minutos e 11:32 minutos
ITAJAÍ/SC, 16 DE JUNHO DE 2014 - SEGUNDA-FEIRA